administraçao
A direção em uma empresa vem logo após o planejamento e a organização, após ser desenvolvido e o planejamento e estabelecidos os critérios de organização no sentido de quem faz o que, resta fazer as coisas acontecerem e este é o papel da direção fazer com que tudo aconteça da melhor maneira possível para os funcionários e também para a empresa.
A direção é a função administrativa que trata das relações interpessoais dos administradores para com seus subordinados. Tendo como função básica as relações humanas, para dar seqüência as atividades e funções designadas no planejamento e na organização, o mesmo precisa ser complementado com orientações da direção para que seus propósitos sejam atendidos de forma eficaz no sentido de comunicação, intermédio, habilidades de liderar e motivar os subordinados. Em qualquer etapa do planejamento ou da organização que o administrador esteja inserido suas funções de liderar e motivar serão utilizados, grande parte do tempo do administrador é destinado a comunicação, motivação, liderança, gestão de conflitos e demais processos que seja necessário influenciar e orientar os subordinados a se portar de maneira que objetivos propostos no planejamento sejam atendidos.
A direção realiza uma das funções mais complexas da administração, pois ela engloba diversos setores bem como orientação, assistência, execução e liderança. A direção tem uma relação estreita com a autoridade e o poder, existem varias aplicações para esses termos dentro da administração, mas ambos são meios de influencia. Para que sejam realizadas todas as etapas do planejamento dentro do esquema de organização que foi desenvolvido para alcançar os objetivos os colaboradores precisam ser dirigidos com o objetivo de realizar suas atividades e colaborar com o crescimento da empresa.
Autoridade e poder são meios de influencia com atitudes e comunicação, ter o poder significa ter a capacidade para exercer influencia há pessoas que possuem poder de influencia