Administraçao financeira e orçam.
Risco e retorno são as duas faces da mesma moeda. Não é possível obter mais retorno sem aumentar a exposição ao risco. A análise da relação entre risco e retorno é um dos pontos mais importantes na tomada de decisões financeiras. Não existe investimento sem risco. É assim porque na análise da relação entre risco e retorno, os investidores só aceitam aumentar a sua exposição a maiores níveis de risco se perspectivarem um aumento do retorno maior.
2 - Pesquise o que é Volatilidade.
A volatilidade é a variabilidade, a sensibilidade do valor de um determinado bem/título às condicionantes de mercado que o afetam.
3 – Como podemos mensurar o risco?
Os investimentos podem ser classificados como de baixo, médio e alto risco. Geralmente, investimentos de baixo risco apresentam um maior nível de segurança ao investidor, mas em contrapartida costumam ter um retorno menor. Investimentos de alto risco, por outro lado, podem trazer um retorno mais alto, mas com um grau muito maior de incerteza, podendo até mesmo trazer prejuízos aos investidores.
4 – O que é risco total?
É um tipo de risco que afeta todas as empresas em geral e não é passível de ser reduzido pela diversificação. Diz respeito à incerteza da inflação, da política monetária e orçamental, às mudanças conjunturais.
5 – Explique taxa livre de risco. Dê um exemplo.
Essa taxa é utilizada como referência para análise de risco relativo, ou seja, é a taxa que utilizamos para calcular o retorno relativo do ativo financeiro. No Brasil, por exemplo, a taxa livre de risco adotada é em geral o CDI ou a