Administraçao de redes
- Serviço DHCP – 2º Bimestre - Parâmetros que precisam ser configurados para que um computador funcione em rede: - Número IP - Máscara de sub-rede - Default Gateway (gateway padrão) - Número IP de um ou mais servidores DNS. - Com redes a partir de 30 ou 50 estações de trabalho já começa a ficar difícil a configuração manual do protocolo TCP/IP. - Dynamic Host Configuration Protocol
Administração de Redes I Igor Kishi
- Podem ser instalados um ou mais servidores DHCP na organização. - Função: automatizar as configurações do protocolo TCP/IP em todos os computadores da rede. - Gerenciamento centralizado, com a definição de faixas de endereçamento que serão atribuídos. - Reduz a complexidade e a quantidade de trabalho administrativo. - O DHCP é composto do servidor DHCP e clientes DHCP. Termos relacionados:
Administração de Redes I Igor Kishi
- Servidor DHCP: equipamento onde foi instalado e configurado um servidor DHCP. No caso de servidores Windows, os mesmos devem ser autorizados antes que eles possam atender à requisição de clientes. - Cliente DHCP: qualquer dispositivo de rede capaz de obter configuração do TCP/IP. - Escopo: intervalo de endereços IP possíveis para uma rede. - Superescopo: agrupamento administrativo de escopos que podem ser ativados em conjunto. Para configurar a maioria das propriedades usadas em um superscopo é necessário configurar as propriedades dos escopos associados individualmente.
Administração de Redes I Igor Kishi
- Intervalo de exclusão: sequência de endereços IP dentro de um escopo, excluídos dos endereço que serão fornecidos pelo DHCP. - Pool de endereços: definidos o escopo e o intervalo de exclusão, os endereços remanescentes formam o pool de endereços disponíveis dentro do escopo. - Escopo: 10.10.10.100/24 a 10.10.10.150/24 - Intervalo de exclusão: 10.10.10.130/24 a 10.10.10.140/24. - Pool de endereços?
Administração de Redes I Igor Kishi
- Concessão: período de