ADMINISTRANDO AS DIFERENÇAS NA SALA DE AULA E NA VIDA
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
ADMINISTRANDO AS DIFERENÇAS NA SALA DE AULA E NA VIDA
1. TÍTULO E TEMA
A vida é um jogo – Administrando as diferenças na sala de aula e na vida.
Os jogos são, para os alunos, atividades mais significativas das situações de aprendizagem escolar do que os costumeiros exercícios, trazendo situações similares, porém mais simples, do que as situações reais da vida. São, portanto, instrumentos adequados para mostrar aos alunos essas diferentes situações, e os problemas relacionados aos conhecimentos que eles devem construir na área de estudo em questão.
2. JUSTIFICATIVA
O presente projeto tem por finalidade abordar questões sobre o jogo, administrando as diferenças na sala de aula e na vida, pois vivemos em uma época de profundas e significativas mudanças. Como não poderia ser diferente, a escola também deve buscar novos caminhos que venham oportunizar aos alunos melhor atuação junto ao objeto de conhecimento.
Os jogos são atividades que permitem aos alunos interagir de forma desafiadora e prazerosa, em busca de aquisição de um novo saber. A criança aprende brincando, é o exercício que a faz desenvolver suas potencialidades proporcionando assim a participação e aprendizagem de todos os alunos, sem distinção de classe ou necessidades especiais. O trabalho com jogos tem se mostrado eficiente na prática psicopedagógica com crianças de diferentes faixas etárias, produzindo excelentes resultados. As crianças hoje são mais inteligentes, mais espertas do que algumas décadas atrás. É com este ser completo, inteiro, apenas inexperiente, que temos de trabalhar, e a quem precisamos propiciar oportunidade de pleno desenvolvimento. Como mediadores do processo de ensino-aprendizagem, precisamos de meios para isso.
Por intermédio dos jogos, as crianças aprendem a dominar o instrumento e/ou o seu próprio comportamento brincando de vida real, favorecendo um tempo e um