Administrador
Curso: ADMINISTRAÇÃO – 2° PERIODO
Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA/INICIAÇÃO À PESQUISA
Professor: Sebastião Breguez
Aluno: Yuri Kamilo Vieira Quites O NOME DA ROSA
(Filme de 1986, baseado em romance de Umberto Eco)
· Título original é The Name of the Rose
· País: Alemanha, Itália, França
· Ano: 1986
· Duração: 130 minutos
· Direção: Jean-Jacques Annaud
· Elenco: Sean Connery, F. Murray Abrahan, Christian Slaber, Michael Lonsdate, Tom Waits Ron Perlman e Valentina Vargas
· Classificação: Suspense
O
O nome da Rosa é um romance de autoria de Umberto Eco, dirigido por Jean-Jacques Annaud, lançado em 1986, que conta uma história no século XIV num mosteiro Beneditino, onde um monge Franciscano (Sean Conery) foi designado a investigar os crimes que estavam ocorrendo no local, cujas vítimas eram encontradas mortas, com a língua e a ponta dos dedos roxos. O monge Franciscano e Renascentista desvenda o mistério das mortes usando a ciência e, conseqüentemente, a razão.
Havia um livro de autoria de Aristóteles, que estava com as páginas envenenadas e era abolido pela doutrina cristã, pois a Igreja Católica Antiga considerava a comédia como uma afronta a Deus e o livro enaltecia o riso. Dessa forma, quem o lia morria envenenado para não informar o seu conteúdo. O filme retrata a biblioteca como um lugar secreto, repleto de armadilhas, onde o conhecimento nela presente não era passado para qualquer um. A Igreja não aceitava que pessoas comuns tivessem acesso aos seus dogmas a fim de evitar questionamentos e manifestações contrárias. Com isso instalou a inquisição para punir quem praticasse algo que fugisse às regras de conduta à Igreja Católica.
O longa-metragem remonta uma época de verdadeira treva para produção científica visto que a igreja monopolizava o saber, restringindo-o como forma de manter seu poder sobre a população.