Administrador
Tema: Educação a Distancia (EAD) como Instrumento de Profissionalização no setor de Planos de Saúde Privados no Brasil
Problema: A modalidade de EAD pode ser empregada para a capacitação de profissionais que atuam com processos de vendas de Planos de Saúde Privados no Brasil?
Educação a Distancia (EAD) como Instrumento de Profissionalização no setor de Planos de Saúde Privados no Brasil
Silvair Marques de Assis Azevedo
A Lei nº 9.961 de 28/01/2000, (resultado da conversão da MP nº 2.012-2 de 12/01/00), criou a Agência Nacional de Saúde (ANS), autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, que, entre outras atribuições, fiscalizará a prestação de serviços pelas operadoras de planos de assistência a saúde.
O plano de saúde é um serviço oferecido por operadoras, empresas privadas, com o objetivo de prestar assistência médica e hospitalar àqueles que se dispuser a pagar por este serviço, que embora seja um dever do Estado, garantido constitucionalmente, não são suficiente para o atendimento. Desta forma permite-se a iniciativa privada a prestação de serviços médicos e hospitalares como forma de assistência complementar à saúde de forma regulada pelo Estado.
O rigor imposto pela referida legislação que norteia o setor; os desafios que o mercado vem estabelecendo em face da concorrência; o processo de judicialização da saúde; o atendimento ao cliente que passa a ser discutido nos tribunais de justiça, por pessoas sem a competência técnica necessária para tal decisão; a redução no número de operadoras de plano saúde; e a concentração do mercado restrita a grandes operadoras, têm obrigado as organizações que atuam neste setor a buscarem alternativas de sobrevivência e crescimento ordenado.
O cenário atual demonstra, conforme o relatório publicado pela ANS, em dezembro de 2012, no Caderno de Informação da Saúde Suplementar, em setembro de 2012, que 48,7 (Tabela 1) milhões de beneficiários estavam vinculados a planos de