Administrador
Um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para registrar transações rotineiras, fornecer aos administradores e tomadores de decisão as informações para ajudá-los a atingir as metas da empresa.
Sistemas encontrados nas empresas: SI transacionais e SI gerenciais.
SIG
Focaliza a eficiência operacional através do monitoramento e controle e tomada de decisão. Um SIG é uma coleção integrada de SI funcionais, dando suporte a áreas funcionais especificas.
Gerencial é o processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle) voltado para resultados.
Sistema de informações gerenciais (SIG) é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa.
Fontes internas - SI transacionais coletam e armazenam dados resultantes de transações empresariais e atualizam os arquivos e banco de dados. EX.: aplicação de cobrança mantém atualizado o arquivo de contas a receber, assim a empresa sabe quem lhe deve.
Os dados coletados de fontes externas são coletados pelo SIT e então aplicados aos SIG. O SIG usa os dados obtidos das fontes, processando-os em informações mais úteis para os administradores. EX.: gerente nacional de venda.
Saídas de um SIG: programados – produzidos periodicamente de forma programada; sub-solicitação – gerado para dar uma informação em um dado momento; de exceção – produzidos automaticamente quando uma situação é incomum ou requer alguma atitude de administração.
Relatórios gerenciais: são os documentos que consolidam, de forma estruturada, as informações para a tomada de decisão. Tem a finalidade de fornecer informações precisas e pontuais. Podem ser: convencional – relatório físico, dossiê; moderno – boletim eletrônico via e-mail, pagina da web etc.
A estrutura de relatórios é composta por números, gráficos e comentários.
As informações gerenciais podem ser tipificadas em: sistemas de padrões, sistemas de orçamentos e sistema contábil.