Administrador
FEA
Trabalho de Finanças Final
Guilherme Nunes de Oliveira
Prof. Joelson Sampaio
1MF-4
São Paulo, 22 de Novembro de 2010
HISTÓRIA - BANCO DO BRASIL
Sua missão, segundo sua filosofia corporativa, é "ser a solução em serviços e intermediação financeira, atender às expectativas de clientes e acionistas, fortalecer o compromisso entre os funcionários e a empresa e contribuir para o desenvolvimento do país" Segundo dados do próprio banco, a empresa possui 15.133 pontos de atendimento distribuídos pelo país, entre agências e postos, sendo que 95% de suas agências possuem salas de auto-atendimento (são mais de 40 mil terminais), que funcionam além do expediente bancário. Possui ainda opções de acesso via internet, telefone e telefone celular. Está presente em mais de 21 países além do Brasil.
O Banco do Brasil possui 5.000 agências, estando presente na maioria dos municípios do país, com uma estrutura de mais 100 mil funcionários, além de dez mil estagiários, cinco mil contratados temporários e 4,8 mil adolescentes trabalhadores.
Foi criado o primeiro Banco do Brasil em 12 de outubro de 1808 pelo Rei D. João VI, por sugestão do Conde de Linhares, Rodrigo de Sousa Coutinho, num conjunto de ações que visavam a criação de indústrias manufatureiras no Brasil, incluindo isenções de impostos para importação de matérias-primas e de exportação de produtos industrializados.
Instalou-se inicialmente na Rua Direita, esquina com Rua de São Pedro, no Rio de
Janeiro, com 1 mil e 200 contos de réis de capital. Funcionando como uma espécie de banco central misto, foi o quarto banco emissor do mundo, depois do Banco da Suécia
(1668), Banco da Inglaterra (1694) e Banco da França (1800). Primeiro bilhete de banco, emitido pelo Banco do Brasil em 1810. Com o saque de vultosa quantia e o retorno de D.
João VI para Portugal, esse primeiro Banco do Brasil veio a falir em 1829.
Anos mais tarde, Irineu