Administracao
→ Verifique quais os autores da sociologia clássica contribuem para a percepção dos valores nos diversos âmbitos solicitados.
2) Weber correlaciona á Ética protestante calvinista e lógica capitalista.,
→ Compare os estudos/Ensaio de Weber ao capitalismo moderno. Fundamente sua proposta usando a teoria.
Baseada na obra de Max Weber é possível perceber que o autor faz uma análise entre a ética protestante e o espírito do capitalismo, ou seja, a relação que a religião tinha na vida secular, enfaticamente em aspectos econômicos. As Igrejas Protestantes no século XVI diferem em aspectos da Igreja Católica, os protestantes começam a dar valor ao trabalho, logo ao lucro. Diante desse novo aspecto de ver a vida, Weber tenta mostrar que há uma relação entre alguns países mais desenvolvidos, e o domínio dessa nova religião. Mas desconsidera que o protestantismo foi o gênese desse espírito capitalista moderno, e que alguns fatos são de origem histórica.
Segundo Weber, já havia um espírito pré-capitalista, mas esse não era organizado, contudo existia. As pessoas daquele tempo já haviam se adaptado a esse espírito e iam se aprofundando cada vez mais, não se dando conta do quanto já estavam envolvidas. A religião encarregou-se apenas de organizar o modo de trabalho cotidiano. Quando Lutero introduz a ideia de que toda tarefa era dada por Deus, as pessoas as realizavam como se fosse uma vocação. E assim nasce o método do trabalho regrado, pois tudo tinha a finalidade de agradar somente a Deus, tudo era um dom de Deus. A vocação para ele era algo aceito como uma ordem divina, à qual cada um deveria adaptar-se (WEBER, 2001, p. 46). Para Weber, Lutero tinha uma doutrina pura e ética. E há um fato que comprova que o único objetivo de Lutero era com Deus e com a salvação, de acordo com Weber, o resultado da reforma foi imprevisível e até mesmo indesejável, muitas vezes oposto até ao pensamento