administracao
Este trabalho tem por objetivo trazer conceitos básicos sobre os temas “microeconomia e macroeconomia”, “ métodos quantitativos aplicado à gestão empresarial” e “ética, politica e sociedade”.
A microeconomia e macroeconomia são instrumentos para entender em especial o funcionamento da economia e perceber como algumas variáveis econômicas interferem no dia-a-dia das empresas e ajudam a tomar decisões importantes econômicas de negócios.
Métodos quantitativos aplicado à gestão empresarial é subdividido em três categorias: Medidas descritivas(Conjunto de dados estudada por mio e suas estatísticas), Números Índices(medidas estatísticas, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si) e Deflação de dados(É o processo inverso à inflação, uma diminuição do índice de preços no consumidor).
Destacando o consumo excessivo da população, podemos dizer que o facil acesso de marketing e merchandising estimula o consumismo sem haver uma real necessidade do consumidor, dando ênfase à era do capitalismo, onde vivemos.
MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Inflação em termos técnicos é a perda do poder de compra e com o passar do tempo também passou a significar aumento de preços. As suas causas podem ser a emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo, demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país, aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.
Os dois principais e fundamentais índices que medem a inflação são: IGP ou Índice Geral de Preços (calculado pela Fundação Getúlio Vargas), IPC ou Índice de Preços Ao Consumidor (medido pela FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) são os índices mais antigos e abrangentes. Sendo o IGP o resultado da composição dos preços e o IPC mostra a mudança de preço no varejo. Existem outros índices como o INPC ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor (medido pelo IBGE) e IPCA ou Índice de Preços ao Consumidor Amplo