administracao
No mundo atual, a empresa é uma da vigia-mestra da economia dos povos. A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais governamentais, exige de seu administrador a importante, tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitarão seu tríplice trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.
Por meio de exploração, de coleta de dados e de recenseamento de opiniões, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.
A estatística ajudara em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia ser adotada no empreendimento e, ainda, na escola das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucro e perdas.
Tudo isso que se pensou, que se planejou, precisa ser registrada, documentado para evitas esquecimento, a fim de garantir o bom uso do tempo, da energia e do material e, ainda, para um controle eficiente do trabalho.
Eis alguns exemplos da aplicação0 da Estatística á Administração e a Economia. Uma firma que está se preparando para lançar um novo produto precisa conhecer as preferências dos consumidores no mercado de interesse. Para isso, pode fazer uma pesquisa de mercado entrevistando um número de residência escolhidas aleatoriamente. Poderá, então, usar os resultados para estimar as preferências de toda a população.
As técnicas estatísticas são necessárias para separar efeitos de fatores diferentes. Por exemplo, é possível que, em uma comunidade, o consumo de sorvete dependa do preço do produto, da renda médio local, do número de crianças na comunidade e na temperatura média. Se dispuser de observações de todos os diferentes fatores em jogo, o pesquisador poderá aplicar a analise de