administracao
CENÁRIOS E ORÇAMENTO EMPRESARIAL: APLICAÇÃO PRÁTICA
DA MÉTODOLOGIA DE PROSPECÇÃO NO MAGAZINE LUIZA.
Eduardo Faleiros de Figueiredo - Uni-FACEF
Salim Elias Chedid - Uni-FACEF
Alfredo José Machado Neto - Uni-FACEF
INTRODUÇÃO
A crescente complexidade do ambiente estratégico, o aumento das informações e a rapidez com que as mudanças ambientais ocorrem, conduzem à adoção de ferramentas mais ágeis de coleta e interpretação de dados e informações, com o objetivo de reduzir os prazos de análise do ambiente de negócios (CASTOR, 2000). A instabilidade dos mercados financeiros fez surgir, principalmente nas últimas décadas, a necessidade tática das empresas planejarem antecipadamente os seus negócios, como forma de melhorar o seu processo decisório.
O orçamento empresarial constitui uma ferramenta poderosa dentro da empresa que busca a adaptação ao mercado e a minimização dos custos organizacionais. Ele envolve a integração de todas as áreas, tais como vendas, orçamento de capital, análise de caixa, análise de custos, planejamento estratégico, controle de estoques e planejamento organizacional. A dificuldade e a complexidade para elaboração do planejamento em uma empresa não pode ser um empecilho, aos executivos, no momento de sua construção. O objetivo do planejamento não é prever o que vai acontecer no futuro, pois isso é praticamente impossível. A pergunta relevante é: o que será feito se tal cenário acontecer? Isso porque a incerteza é um componente essencial do futuro, difícil de ser eliminada quando se planeja.
De acordo com a Macroplan - Prospectiva & Estratégia (Macroplan,
2010), a incerteza, a instabilidade e a imprevisibilidade das mudanças socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas criam riscos e limitações que nem sempre são adequadamente identificadas pelo processo de planejamento estratégico. Daí a necessidade de utilização de técnicas que ajudem a organizar esses conceitos e dentre as metodologias disponíveis,