ADMINISTRACAO
TEORIA DA CONTABILIDADE
$
ATPS – PARTE 1
SÃO PAULO, 11 DE SETEMBRO DE 2013
O Objetivo da contabilidade visa o provimento de demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
Existem varias formas de avaliação, através da natureza econômica, demonstrativos de resultados, capital e patrimônio, natureza financeira, fluxo de caixa, giro de caixa, da natureza física, quantidade de cliente, de funcionários de depósitos bancários, da natureza de produtividade avaliação mista, financeira e física, receita bruta per capita, depósitos bancários.
O objetivo da contabilidade deve contribuir para o processo decisório dos usuários e não se justifica por si só.
As empresas devem informar e identificar as informações contábeis, aquelas que resultarão para a avaliação patrimonial da entidade podendo ser interferidas com relação ao futuro.
A contabilidade por ser uma ciência social no que se refere a suas finalidades ela reúne tanto a parte social quanto a parte do quantitativo.
Pela avaliação do progresso das entidades passa-se a conhecer a posição financeira e rentável e podendo assim de uma forma indireta auxiliar os acionistas e assim podendo aumentar as riquezas da entidade.
Assim, podendo materializar através de uma equação patrimonial Ativo=Passivo + Patrimônio Liquido.
A semelhança existente na vida financeira particular e da de uma empresa nos permite enxergar como estamos controlando gastos, como fazer um investimento adequado e como controlamos nossos lucros.
Esta semelhança precisa ser conduzida de uma forma ajustada e equilibrada através de estratégias, planos e metas. Assim como em uma empresa, para