administracao
Você como profissional da área de TI deve saber analisar os critérios técnicos preestabelecidos na norma NBR 14565 para a implantação de um projeto de Cabeamento Estruturado.
Como gestores de TI, inicialmente o que devemos saber???
Um projetista, para iniciar seus trabalhos, deve compreender as necessidades do cliente através de reuniões, conferências, análises e pesquisas para desenvolvimento de um projeto de Cabeamento Estruturado.
Fundamentos... Normas de Cabeamento Estruturado
A NBR 14565, recentemente revisada e adequada aos padrões de cabeamento definidos por normas ISO/IEC. O Brasil hoje conta com uma norma de cabeamento abrangente e similar em conteúdo a outros sistemas de normalização similares dos Estados Unidos e Europa. (Marin Paulo S – p. 26) .
“A ideia básica do cabeamento estruturado é fornecer ao ambiente de trabalho um sistema de cabeamento que facilite a instalação e remoção de equipamentos, sem muita perda de tempo, igual ao que ocorre com o sistema elétrico do prédio” (Gabriel Torres, p. 235).
.
1. A empresa instaladora é certificada pelo fabricante da solução escolhida?
2. Os profissionais envolvidos na instalação foram treinados pelos fabricantes ou entidades do setor e possuem o curso NR-10?
3. A empresa instaladora possui cadastro jurídico no CREA e está habilitada a recolher ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)?
4. Quais as garantias e responsabilidade sob as mesmas?
5. Qual a duração da garantia e o que está incluso na mesma...?
6. O processo envolve uma auditoria independente?
7. A empresa instaladora possui atestado de capacidade técnica em obra similar?
Um projeto detalhado e bem estruturado auxilia a definição de medidas capazes de solucionar problemas da rede, de modo que ela alcance os objetivos desejados.
É importante ainda definir a rede com base em normas, visando evitar