Administracao
Administrar é dirigir recursos humanos, financeiros e materiais – reunidos em processos e em unidades organizadas, dinâmicas e capazes de alcançar os objetivos da empresa –, e, ao mesmo tempo, proporcionar satisfação aos clientes que adquirem seus produtos e serviços e àqueles que executam o trabalho.
Numa empresa, cinco objetivos principais procuram ser alcançados: a satisfação do cliente, o lucro dos acionistas, os salários satisfatórios dos empregados, as boas negociações com fornecedores e o bom relacionamento com a comunidade.Administração é o conjunto de princípios, normas e funções que têm por objetivo ordenar, dirigir e controlar os esforços de grupos de indivíduos que se associam para obter umresultado comum.
A Administração tem a função de estabelecer as diretrizes da empresa, planejar, organizar e coordenar os fatores de produção e controlar resultados.
A Administração é inerente a todo e qualquer empreendimento humano.
Evolução do pensamento administrativo A atividade administrativa está vinculada às organizações que deparam com a necessidade de planejar, organizar e controlar suas ações sob a coordenação e direção de seus comandantes.
Na Antigüidade as construções monumentais e as organizações governamentais, religiosas e militares eram a base do desenvolvimento da ciência de administrar, que pouco apareceu na linha do tempo e permaneceu inerte de sistematização da conceituação, pois interessou a poucos grupos e assim permaneceu até o final do século XIX, com o advento da Revolução
Industrial e o desenvolvimento de máquinas específicas para a produção.
O contingente humano acompanhou o aumento da produção despertando a necessidade de coordenar as pessoas e de conduzir o trabalho humano, exercido pela grande maioria da população. Essa é razão pela qual a teoria administrativa apareceu somente no final do século XIX e início do século XX, embora tenha sido usada desde há muito.
Nosso ponto de partida é a