Administracao na producao
Basicamente, produção é a área de uma organização responsável por transformar todas as entradas disponíveis (inputs), em saídas desejadas (outputs), isto levando em conta o planejamento estratégico de tal instituição e a atenção aos anseios de seus clientes.
Pode-se, de certa forma, subentender-se que a produção é a parte da empresa que transforma a matéria prima em lucro para a organização, pois é nesta fase da facção que transforma-se o “bruto” da matéria prima, na liquides do produto final que será distribuído aos consumidores gerando o lucro e a manutenção da empresa.
Vê-se então a importância de uma boa administração de produção, já que uma má administração desta área pode levar ao colapso de toda a organização e a uma possível falência. Portanto, cabe a esta área “planejar dirigir, organizar e controlar” todo o processo de produção, desde a recepção da matéria prima, até a logística da distribuição do produto final aos consumidores.
2. DADOS HISTÓRICOS DA ADMNISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
Assim como todo processo humano, a administração de produção possui rasgos históricos que não devem, e nem podem ser deixados de lado, pois demonstram como este ramo surgiu e qual a sua finalidade nas empresas e na vida em geral.
2.1. Primórdios da humanidade
A produção nem sempre foi o alvo central do pensamento humano quando se pensa em trabalho, basta remontarmos aos primórdios de nossa própria história para constatarmos este fato. O homem era nômade, ou seja, não possuía morada fixa, vivia viandando pelo mundo em busca de animais e frutos que pudessem lhe servir de alimento, ou seja, o homem em sua origem era um caçador, um explorador daquilo que a natureza lhe ofertasse.
Através desta informação podemos tomar como base a produção humana como sendo inicialmente totalmente baseada na necessidade, ou seja, o homem não acumulava, apenas caçava aquilo que iria comer, aquilo que iria satisfazer suas necessidades momentâneas.
A população