Administracao da producao
Prof Silvio Jose Gmach, mba.
PLANEJAMENTO AGREGADO;
Também conhecimento como Planejamento Estratégico da Produção, Planejamento de Vendas e Produção, ou Planejamento de Vendas e Operações.
Busca a integração vertical entre os vários níveis da empresa (integração vertical), visando garantir que aquilo que foi decidido estrategicamente seja efetivamente realizado. Também busca a integração horizontal decisões de mesmo nível, mas de funções diferentes na empresa (marketing, vendas, produção, finanças, recursos humanos, etc).
Busca definir uma metodologia de agregar ou agrupar a demanda de vários produtos num único, que seja representativo do todo. A demanda prevista para este produto básico denomina-se Plano Agregado.
O Planejamento Agregado visa compatibilizar os recursos produtivos da organização com uma Demanda Agregada no médio prazo, isto é, para um período entre 5 a 18 meses. Nessa compatibilização, a empresa define as suas estratégias de atuação: a) Adequar recursos para atender a esta demanda; b) Atuar na demanda afim de que estes recursos possam atende-la; c) Uma estratégia mista, atuando tanto nos recursos quanto na demanda.
Os principais objetivos do Planejamento Agregado são: a) Suportar o planejamento estratégico do negócio (viabilidade do planejamento estratégico definido pela alta administração); b) Garantir que os planos sejam realísticos (plano de vendas depende da capacidade de produção, plano de produção depende de suprimentos, etc); c) Gerenciar as mudanças de forma eficaz (ativo em relação às mudanças futuras e não exercer apenas um papel reativo; flexibilidade as mudanças); d) Gerenciar estoques de produto acabado ou carteira de pedidos de forma a garantir prazos de entrega (estoques altos geram custos adicionais e estoques baixos apresentam maior risco). A Área de Produção deverá apresentar mais que um Plano,