Administra O Na Rea C Vil
•Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.
• Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. •Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como:
Permite controle apropriado;
- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;
- Melhor coordenação das interfaces do projeto;
- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e
- Propicia um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.
“Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).
O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.
A empresa de construção civil,
Como qualquer outra indústria de transformação, há troca de informações e relações com várias organizações inseridas no seu ambiente externo, como por exemplo, com empresas concorrentes, sindicatos, fornecedores, órgãos legisladores da profissão e do uso do solo, etc., em vista disso, os seus gerentes não podem e não devem administrar a sua empresa como se ela fosse única, independente, com pensamento monopolista, mas como organização, que interdepende de outras e, por questão de competitividade ou mesmo sobrevivência, precisa ser administrada com visão sistêmica.
A visão sistêmica permitirá que todas as funções internas do sistema de produção da empresa troquem informações entre si
(setor de produção , planejamento e financeiro ) e com o ambiente externo. Nesse sentido, podemos afirmar que gerenciar a empresa é