ADMINISTRA O DE SISTEMAS DE INFORMA O Atividade Estruturada
Título
Os sistemas de informação para a prática do comércio eletrônico
Objetivo
Conhecer os sistemas de informação necessários para a implantação do comércio eletrônico em uma organização empresarial.
Competências / Habilidades
Reconhecer a importância dos sistemas de informação nas empresas que implantam o comércio eletrônico para obter vantagens competitivas e atender as novas demandas.
Desenvolvimento
Contextualização:
O escritor James O´Brien (2009, p.191), sobre os sistemas de informação para operações das empresas e o comércio eletrônico, ressalta os fundamentos do comércio eletrônico da seguinte forma:
“Para empresas interconectadas na era da Internet, intranets e extranets, o comércio eletrônico é mais do que a mera compra e venda de produtos online. Em lugar disso, ele engloba o processo online inteiro de desenvolvimento, marketing, venda, entrega, atendimento e pagamento por produtos e serviços comprados por comunidades mundiais de clientes virtuais, com o apoio de uma rede mundial de parceiros comerciais. Os sistemas de comércio eletrônico se valem de recursos da Internet, Intranets, extranets e outras redes de computadores para apoiar cada etapa desse processo. O comércio eletrônico pode incluir, por exemplo, processos de marketing interativo, pedidos e pagamentos na Rede Mundial de Computadores, acesso por extranet a cadastros de clientes por representantes de vendas e atendimento ao consumidor e no desenvolvimento de produtos via grupos de notícias da Internet e troca de e-mail.”
É fato que o comércio eletrônico tem redefinido o modelo de negociar, com características que comprovam uma lista significativa de vantagens e benefícios tanto para as empresas, quanto para os consumidores.
Assim, as empresas têm praticado os principais tipos de comércio eletrônico: B2B (Business to Business) ou transações online entre empresas; B2C (Business to Consumer) ou transações online entre empresa e consumidor;