Administação de estoques e compras
Aluno: Anselmo Gris
Curso: Logística
Sala: 221
INTRODUÇÃO
Movimentar materiais é uma tarefa que demanda grande esforço. A utilização de equipamentos adequados para cada tipo de material a ser transportado pode contribuir para uma melhor execução desta tarefa. Cada vez mais, novos equipamentos, mais modernos e sofisticados, são introduzidos no mercado, e a escolha do melhor equipamento depende de muitas variáveis, como o custo, o produto a ser manuseado, a necessidade ou não de mão de obra especializada, espaço disponível, entre outros.
Os critérios de armazenamento são:
- cada material deverá ter um local definido e demarcado;
- cada produto deve ser identificado e codificado;
- materiais de maior movimentação ou materiais grandes, pesados de difícil manuseio deverão localizar-se próximos da entrada e da saída;
- materiais perigosos, produtos químicos e inflamáveis deverão ficar confinados em locais apropriados;
- materiais perecíveis deverão ser organizados em função do critério "o primeiro que entra é o primeiro que sai" para evitar o envelhecimento e a perda do produto.
Informação do Sebrae.
Equipamentos de movimentação
Existe uma ampla variedade de equipamentos de movimentação de materiais de tamanhos, volumes e formas diversas. Os tipos mais comuns são:
4.1 Sistemas de transportadores contínuos:
Consiste na movimentação constante entre dois pontos pré determinados. São utilizados em mineração, indústrias, terminais de carga e descarga, terminais de recepção e expedição ou em armazéns.
Exemplos de sistemas de transportes contínuos:
* Esteiras transportadoras: São equipamentos de ampla aplicação, podem ser de correia, fita ou de tela metálica utilizadas geralmente para grandes quantidades de material. * As fitas metálicas podem ser feitas de aço-carbono, aço inoxidável e aço revestido por borracha. Nas esteiras o ângulo máximo de inclinação é função das