Adm respostas
1) Qual a origem da palavra trabalho?
“Trabalho” vem do Latim TRIPALIUM, que designava um instrumento de tortura cujo desenho felizmente se perdeu, mas que era formado por três estacas agudas (tri + palum).
Esta palavra passou ao Francês como TRAVAILLER, significando “sofrer, sentir dor”, evoluindo depois para “trabalhar duro”.
Passando para a Inglaterra, acabou surgindo a palavra TRAVEL, “viajar”, certamente da noção que, nessa época, com poucas hospedarias e muitos ladrões na estrada, uma viagem era algo muito sofrido.
2) Na sociedade pré-industrial as relações de trabalho predominantes foram: a escravidão, a servidão e a locação. Fale sobre cada um delas.
Na escravidão, o escravo era considerado apenas uma coisa, não tinha nenhum tipo de direito. O escravo, portanto, não era considerado sujeito de direito. Nesse período, constatamos que o trabalho do escravo continuava no tempo, até de modo indefinido, ou mais precisamente até o momento em que o escravo vivesse ou deixasse de ter essa condição. Entretanto, não tinha nenhum direito, apenas o de trabalhar.
Servidão era a época do feudalismo, em que os senhores feudais davam proteção militar e política aos servos, que não eram livres, mas, ao contrário, tinham de prestar serviços na terra do senhor feudal. Nessa época, o trabalho era considerado um castigo. Os nobres não trabalhavam.
A locação é o contrato de arrendamento ou locação de empreitada. Havia três diferentes operações: a locatio rei, a locatio operarum e a locatio operis faciendi. Tendo como objetivo regular a atividade de quem se comprometia a locar suas energias ou resultado de trabalho em troca de pagamento. Assim, estabelecia a organização do trabalho do homem livre.
3) Em que período nasceu e se desenvolveu o direito do trabalho?
O direito do trabalho nasceu no século XIX. Seu marco principal é a Revolução Industrial, a mecanização do trabalho humano em setores importantes da