ADM PRODUÇÃO
No primeiro caso, a oportunidade empreendedora bateu a sua porta quando mudou-se de país a trabalho, não obstante, suas idéias e a paixão pela culinária o impulsionaram ao encorajamento para mudar e completar a sua vida pessoal e profissional. A transição empregado x empregador quando enxergada o potencial de onde pode-se chegar proporciona a auto-motivação. O empreendedor teve a iniciativa de largar sua carreira de executivo de finanças, buscando sua realização pessoal e profissional. Unindo habilidade, experiência e conhecimento adquiridos no seguimento empresarial, o mesmo passou a fazer o que mais gostava e tinha prazer em fazer (cozinhar e ser anfitrião), contando é claro com assessoria de profissionais especializados. A transferência para o Brasil foi vista como oportunidade, decidido, soube aproveitar a oportunidade deixando a empresa em que trabalhava e montando um plano de negócios, apostando na sua criatividade e assumindo riscos previsíveis.
2ª)RESPOSTA
No segundo caso pode-se destacar “iniciativa” e “criatividade” num momento de instabilidade (crise). O negócio se desenvolveu a partir da capacidade de identificação de oportunidade, com os recursos que os mesmos tinham em mãos (sacrifício, autonomia e muita determinação) para alcançar os objetivos. Os sócios acreditaram no potencial do negócio mesmo sem um plano detalhado do mesmo. A visão futurista de expansão e melhoramento contínuo os levaram a utilizar o pouco lucro que obtinham no dia-a-dia como investimento. A forma própria de gerenciamento criada por eles é outro fator determinante para o sucesso do empreendimento, pois, souberam buscar, utilizar e controlar os recursos através do trabalho em equipe.
No primeiro caso o processo deu-se de forma estruturada, discorrendo por todas as fases necessárias, no segundo caso o processo deu-se de forma espontânea e estimulada pela atual situação dos empreendedores naquele momento, sem um plano de negócios estruturado representando certo