Adm por objetivo
Turma: diurno
Administração por Objetivos
Proposto por Peter Druker, em seu livro “The practice of management” em 1954, a administração por objetivo ou APO, surgiu como método de avaliação e controle de organizações de rápido crescimento.
A APO é um sistema que tem como foco interligar metas da organização com o desempenho de cada funcionário, minimizando as barreiras de níveis administrativos e hierárquicos para um melhor envolvimento da instituição e para que esses objetivos quantitativos sirvam de parâmetro para um controle periódico.
Esse estilo de trabalho tem uma abordagem flexível, democrática, e, sobretudo de compatibilizar objetivos organizacionais e individuais; de modo que, este mesmo acordo servirá de base para a avaliação do desempenho de cada uma das partes, e suas respectivas metas.
Assim as metas podem ser iniciadas a partir de um planejamento estratégico até descer ao departamento operacional de forma que cada meta esteja relacionada a outra, o que dará um maior interatividade pessoal e melhor controle e conhecimento dos resultados atingidos.
Quanto mais claros e bem esclarecidos estiverem os objetivos para cada setor e individuo, maior será a eficácia de cada funcionário dentro de seu objetivo estipulado. Assim a organização passa deixar de ser um grupo e passa a agir como uma equipe, minimizando as falhas interdepartamentais.
Essa visão integrada do processo como um todo será o fator propulsor para a maximização de toda a cadeia produtiva, bem como uma postura diferenciada para o futuro da empresa e de seus colaboradores. * O APO apresenta sete características fundamentais:
1- Estabelecimento conjunto de objetivos entre executivo e o seu superior;
2- Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo;
3- Interligação entre os vários objetivos departamentais;
4- Ênfase na mensuração e no controle dos resultados;
5- Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos