ADM LOGISTICA
Este conhecimento pressupõe aprendizagem superior, caracteriza-se pela presença do acolhimento metódico e sistemático dos fatos da realidade sensível. Por meio da classificação, da comparação, da aplicação dos métodos, da analise e síntese, o pesquisador extrai do contexto social, ou do universo, princípios e leis que estruturam um conhecimento rigorosamente valido e universal.
Tal conhecimento preocupa-se com a abordagem sistemática dos fenômenos, tendo em vista seus termos relacionais que implicam noções básicas de causa e efeito. Difere do conhecimento empírico pela maneira como se processa e pelos instrumentos metodológicos que utiliza. Englobando as sequencias de suas etapas, o conhecimento científico configura um método.
De maneira geral, o conhecimento científico prende-se aos fatos, isto é tem uma referencia e embora parta delas transcende-os. Vale-se da testagem empírica para formular respostas aos problemas e apoiar suas próprias afirmações. Normalmente exige constante confrontação com a realidade e procura da forma de problema mesmo ao que já é aceito. Suas formulações são gerais abrangendo o objeto particular ou o fato singular que pertençam a uma outra classe ou lei.
Contudo sem se pressupõe que todo fato ou objeto seja classificável e matéria de estudo. Os eventos históricos apontam inúmeras descobertas científicas. Como exemplo, podemos mencionar na área das ciências médicas, o médico e cientista brasileiro Vital Brasil, que desenvolveu um antídoto para a picada de cobras venenosas. O soro antiofídico que conseguiu preparar tornou-se conhecido e aplicado em todo o mundo.
O conhecimento científico procura alcançar a verdade dos fatos independente das escalas de valores e das crenças dos cientistas, resulta de pesquisas metódicas e sistemáticas da realidade. Como o objeto da ciência é o universo material, físico naturalmente perceptível pelos órgãos dos sentidos ou mediante ajuda de instrumentos de investigação, o