Adm financeira
A Análise financeira nos permite comparar os valores obtidos em um determinado exercício com exercícios anteriores. Através desta pode-se avaliar o patrimônio da empresa, as decisões tomadas e consequentemente verificar as condições financeiras e econômicas das empresas. Segundo Silva (1995), a finalidade da análise financeira através dos índices financeiros é fornecer-nos com mais clareza informações as quais são difíceis de serem visualizadas nas demonstrações financeiras. Os índices financeiros são relações entre contas ou grupo de contas das demonstrações financeiras. Neste trabalho foi realizada a análise financeira do Balanço Patrimonial de um Supermercado, dos anos de 2008, 2009 e 2010. Os índices utilizados foram: Participação de Capital de Terceiros, Composição do Endividamento, Imobilização do Patrimônio Líquido, Solvência Geral e Liquidez Geral, os quais se referem à estrutura financeira de longo prazo; e Liquidez Corrente, Liquidez Seca e Liquidez Imediata, representando a estrutura financeira de curto prazo.
Participação de Capital de Terceiros
O índice de Participação de Capital de Terceiros consiste no percentual de capital de terceiros em relação ao Patrimônio Líquido. A empresa em questão apresentou um agravamento na sua estrutura de recursos. Em 2008 obteve um índice de 128% e em 2010 passou a representar 306% (QUADRO 1), ocasionando um acréscimo expressivo. O que significa que a dependência da empresa em relação a recursos externos aumentou.
QUADRO 1 – Participação de Capital de Terceiros Fórmula Anos 2008 Cálculos Índices
2009
2010
Composição do Endividamento
O índice de Composição do Endividamento reside em identificar quanto das obrigações totais deverão ser pagas a curto prazo. Na empresa analisada, esse índice sofreu um declínio de 85% em 2008 para 78% em 2010 (QUADRO 2). Pode-se concluir que as dívidas de longo prazo aumentaram em relação às de curto prazo, o que dá a empresa maior tempo para buscar e