Adm financeira
Ativo permanente: realizável a longo prazo, investimentos, imobilizável e intangível, neste tem a aplicação de bens não destinados a renda, para a produção de bens ou serviços.
Passivo circulante: dividas e obrigações de curto prazo como, empréstimos, financiamentos, salários, contas a pagar, dividendos declarados, contribuição social, imposto de renda entre outros.
Exigível a longo prazo: pagamentos antecipados, aplicações financeiras de longo prazo, credito tributário, títulos de divida publica, cauções, etc. São dividas que serão quitadas com o prazo acima de um ano. Patrimônio liquido: capital social, reservas de capital, reservas de lucro, ações de tesouraria, ajustes de avaliação patrimonial, prejuízos acumulados. Nesse o direito dos acionistas e representados em valores.
31 – EVA é o valor econômico adicionado, ele serve para medir o desempenho financeiro da empresa, ou de um possível investimento. É importante, pois com ele é possível saber se os investimentos da empresa vão render riqueza aos proprietários.
32 – o LAJIDA é um indicador de desempenho para medir a capacidade da empresa de gerar recursos provenientes de suas atividades operacionais, para demonstrar o resultado operacional decorrente de despesas financeiras como imposto de renda, contribuição social, depreciação e outros encargos escriturais como amortização e exaustão. Assim como o EVA o LAJIDA é importante para a empresa, para melhorar o desempenho da firma para o lucro dos proprietários.
EXERCICIOS DO LIVRO
01-
REGIME DE COMPETÊNCIA
R$
REGIME DE CAIXA
R$
VENDAS NO PERÍODO
50.000,00
VALORES RECEBIDOS
20.000,00
CUSTO MERC. VENDIDAS
35.000,00
PGNT DE MERCADORIAS
18.000,00
LUCRO NO PERÍODO
15.000,00
SUPERÁVIT DO CAIXA
2.000,00
02 –