Adm financeira
1. Questões e Estratégias de Pesquisa
A equipe pesquisou os seguintes conceitos: Instituições financeiras, Mercado financeiro, Fontes de financiamento de uma empresa, Bolsa de valores, Banco de fomento, BNDES e o motivo de as empresas decidirem abrir o capital. As pesquisas realizaram-se no âmbito da Biblioteca, em livros, e na internet. O grupo definiu o problema como: “Despreparo de Daniel para assumir o cargo de Analista Financeiro Sênior”.
2. Conceitos Relevantes
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
As instituições financeiras são instituições que canalizam as poupanças de indivíduos, empresas e governos para empréstimos ou investimentos. Muitas instituições financeiras, direta ou indiretamente, pagam aos poupadores juros sobre os fundos depositados; outras prestam serviços que são cobrados de seus depositantes (por exemplo, a tacha de serviços incidentes sobre contas correntes). Algumas instituições financeiras captam poupanças e emprestam esses fundos a seus clientes; outras investem as poupanças de seus clientes em ativos rentáveis, tais como bens imóveis ou ações ou títulos de divida; e ainda existem outras que entanto emprestam fundos quanto investem nas poupanças. O governo requer que as instituições financeiras operem dentre determinadas diretrizes regulamentares (GITMAN, 2002).
PARTICIPANTES-CHAVES NAS TRANSAÇÕES FINACEIRAS
Os fornecedores e tomadores-chaves de fundos são indivíduos, empresas e governos. As poupanças dos consumidores individuais colocadas em determinadas instituições financeiras constituem grande parte dos fundos destas. Os indivíduos não só atuam como forma de empréstimos. No entanto, o ponto importante aqui é que os indivíduos como um grupo, são fornecedores líquidos às instituições financeiras; eles poupam mais dinheiro do que tomam emprestado (GITMAN, 2002).
As empresas também depositam parte de seus fundos nas instituições financeiras principalmente em contas correntes mantidas em vários