Adm estrategica
Discorrer sobre a evolução do conceito de estratégia
A estratégia tem sido objeto de estudo de vários autores desde a antiguidade, e deriva literalmente da palavra Strategos, com origem na Idade Antiga, especificamente na Grécia.
Strategos referia-se, inicialmente, a um papel (um general no comando do exército). Posteriormente passou a significar “a arte do general”, ou seja, as habilidades psicológicas e comportamentais com as quais exercia o seu papel. Ao tempo de Péricles (450 a.C), passa a significar habilidades gerenciais (administração, liderança, oratória, poder). E ao tempo de Alexandre (330 a.C), referia-se a habilidade de empregar forças para sobrepujar a oposição e criar um sistema unificado de governo global (QUINN apud MINTZBERG; QUINN, 2001 p. 20).
O início da década de 90 é marcado pelo lançamento da edição do livro “The Rise and Fall of Strategic Planning”, de Henry Mintzberg (2001), que mostra a precariedade dos conceitos e princípios do planejamento estratégico, e marcou o início de uma nova fase dos conceitos de estratégia. As duas metades desta década são bem distintas. Na primeira, há significativa retomada do pensamento estratégico tendo em consideração todas as suas limitações. Na segunda metade da década, com a euforia da Internet, algumas empresas abandonam completamente a estratégia e outras a tornam sinônimo de transformação do negócio. Kaplan & Norton (1992) criam o conceito do balanced scorecard.
Nos dias atuais são propostos novos modelos com foco na capacidade de adaptar-se à mudança, na flexibilidade e no aprendizado organizacional. Para alguns, ter agilidade estratégica passa a ser mais importante que a estratégia em si.
De acordo com Henry Mintzberg (2000) estratégia é uma forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, um procedimento formalizado e articulador de resultados e uma programação de trabalho.
1 O que são grupos estratégicos?
Os grupos estratégicos são um