ADM. ESTRATEGICA
R. Estratégia de Nicho-custos baixo: A empresa mantem os custos gerais baixos e oferece produtos e serviços sem sofisticação para nicho de mercado (pequeno segmento no mercado), busca eficiência operacional, aumento da eficiência logística e de distribuição.
Estratégia de Nicho-diferenciação: A empresa produz bens ou serviços altamente diferenciados e que satisfazem as necessidades especificas de um pequeno grupo de clientes ou nicho de mercado (estreita faixa de clientes), seu preço é alto e a demanda é constante.
Estratégia de Nicho-custos baixos/diferenciação: A empresa oferece produtos ou serviços altamente diferenciados que satisfazem as necessidades especificas de um seleto grupo de clientes ou nicho de mercado, ), tem o compromisso da unidade de negócio em providenciar serviços ou produtos de qualidade, porém mantem seus preços baixos.
2.
R. Estratégia de Custos Baixos ou Estratégia de Liderança pelos Custos: A empresa mantém os custos gerais baixos e oferece produtos ou serviços sem sofisticação que atendem todo um setor, enfatiza a eficiência criando um determinado nível de qualidade, vendem produtos relativamente padronizados que oferecem características aceitáveis para muitos clientes ao menor preço de mercado.
Ex.: BIC, CASIO.
Estratégia de Diferenciação: A empresa oferece produtos e serviços diferenciados para todo o setor e pela sua qualidade e eficiência é cobrado um alto custo onde os clientes aceitam pois percebem que o produto é melhor que o da concorrência.
Ex.: ROLEX, VICTORIA’S SECRET.
Estratégia de Foco ou de Segmentação ou Nicho: Envolve apenas um ou alguns grupos de consumidores ou de compradores industriais, espera-se que concentrando-se os esforços de marketing em um ou dois segmentos de mercado mais restritos e adaptando o marketing mix a esses mercados especializados, é possível responder melhor às necessidades desse mercado-alvo. Ao mesmo tempo que tenta alcançar uma vantagem pelos custos ou uma diferenciação.