Adm da produção
A administração da produção é baseada em experiências negativas e positivas que estende da era primitiva ate os dias de hoje, tendo com exemplos as muralhas da china, pirâmides egípcias e estradas do Império Romano ate a evolução industrial em 1700, iniciada principalmente com as máquinas a vapor e motores de Henry Ford (1863-1947).
Como pilares as seguintes técnicas tiveram suma importância na padronização dos produtos, treinamento e habilitação da mão-de-obra direta, criação e desenvolvimento dos quadros de gerentes e de supervisão, desenvolvimento de técnicas de planejamento e controle financeiro e de produção e desenvolvimento de técnicas de vendas. Como novos horizontes a desvendar vários administradores e pensadores deram a indústria varias ferramentas uteis como essas:
A Toyota Motor Company, surgiu com uma grande ideia chamada Just in Time ou "JIT" Just-In-Time/Total Quality Control, , isso reduzirá perdas de matérias – primas ou armazenamento de longos e que possa estregar o produto fabricado.
A tecnologia de grupo é uma filosofia da manufatura que tem como objetivo agrupar peças e produtos similares para uma fácil padronização, com isso a atividade como SETUPs, melhoria no controle do processo, planos de processo e instruções padronizadas tem um grande ganho em tempo e desperdícios.
Diversos Sistemas de Codificação e Classificação (SCC) foram desenvolvidos nas últimas décadas, sendo selecionados de acordo com as necessidades de cada empresa, não existindo um sistema universal.
Engenharia simultânea veio com uma proposta de estreitar o relacionamento da empresa com empresas parceiras e clientes, tendo por exemplos o projeto Manhattan durante a segunda guerra mundial, que teve muitos grupos em lugares diferente, realizando o mesmo projeto da bomba atômica, a urna eletrônica que foi usado no Brasil, porem, ao mesmo tempo em que os engenheiros brasileiros desenvolviam o conjunto de peças, as nove ferramentas necessárias para sua fabricação