adm cientifica ford
Henry Ford - (1863-1947)
A teoria da administração científica teve em Henry Ford um seguidor diligente e aplicado. Suas idéias,aplicadas à produção de automóveis, acabaram conhecidas como "Fordismo".
Henry Ford (1863-1947) nasceu nos Estados Unidos, onde viveu e morreu. Nascido numa fazenda, Ford cresceu no ambiente rural e gostava de montar e desmontar coisas quando criança. Tinha predileção por relógios, e aos 13 anos conseguiu montar pela primeira vez um que funcionava. Produziu o primeiro carro uma década depois, um veículo que chamou de Quadriciclo e que só saiu da garagem depois que ele destruiu uma parte da parede para abrir caminho. Teve o mérito de haver construído o primeiro automóvel, que realmente caminhou em velocidade e condições apreciáveis, o que conseguiu depois de anos de tentativas. Em 1899, Ford fundou a Detroit Automobile Company, mas a sua produção não satisfez, e a empresa dissolveu-se. Voltou a fazer experiências, e, após numerosos ensaios, produziu um carro viável.
O automóvel é um dos produtos mais populares do século, mas no início pouca gente apostava nele. Os primeiros carros eram muito caros, davam um defeito atrás do outro e era difícil dirigi-los. Henry Ford foi, sem dúvida, o elemento-chave na propulsão da linha de montagem, em geral, e, especialmente, da indústria automobilística. Foi um homem com uma cabeça privilegiada, capaz de associar uma produção altamente eficiente, com grandes volumes de produção, usando, para tanto, uma produção verticalmente integrada, associada a altos salários e baixos preços de venda. A Ford Motor Company, fundada em 1903, combinava a manufatura e a montagem de todas as peças componentes de um carro usando uma linha de montagem principal, com inúmeras sublinhas de menor porte, aplicando o princípio da integração vertical. Os recursos financeiros e humanos eram empregados e combinados de modo a garantir o resultado esperado. A