adjunto adverbial
É o termo da oração que modifica ou intensifica o sentido do verbo, do adjetivo ou de outro adjunto adverbial, atribuindo-lhes uma circunstância.
O adjunto adverbial é representado por um advérbio, uma locução ou expressão adverbial.
Classificação dos Adjuntos Adverbiais
01) Adjunto Adverbial de Tempo:
Ex. O avião chegará à tarde. De vez em quando, vou ao teatro. Sairemos de madrugada.
Observe que, quando o adjunto adverbial estiver no final da oração, não será separado por vírgula, a não ser que haja dois ou mais adjuntos adverbiais coordenados. Se o adjunto adverbial estiver no início da oração ou entre os elementos formadores da oração, deverá estar separado por vírgula.
02) Adjunto Adverbial de Lugar:
Ex. O namorado olhava a namorada a distância. Viveremos aqui para sempre. A locução adverbial a distância só receberá o acento grave indicativo de crase, se estiver determinada. ( O namorado olhava a namorada à distância de 50 metros.)
03) Adjunto Adverbial de Modo:
Ex. A s crianças falavam com medo. Caminhei à toa pela cidade.
A expressão à toa, quando adjunto adverbial, não tem hífen. Quando locução adjetiva estará qualificando um substantivo, neste caso, terá hífen. veja o exemplo: “Aquela criança à-toa é muito preguiçosa.”
04) Adjunto Adverbial de Negação:
Ex. Não terás mais a minha confiança. De modo algum, farei o que você quer. Observe que o adjunto adverbial não, apesar de estar no início da oração, não está separado por vírgula. Isso porque é um adjunto de pequena extensão. Portanto só será separado por vírgula o adjunto adverbial que for representado por mais de uma palavra.
05) Adjunto Adverbial de Afirmação:
Ex. Denise é uma excelente amiga, efetivamente. Sem dúvida alguma, faremos prova amanhã. 06) Adjunto Adverbial de Dúvida:
Ex. Quem sabe, faremos uma boa Talvez encontremos a solução.
07) Adjunto Adverbial de Intensidade:
Ex. Ela