Adjetivos
Definição
É a palavra que tem por função expressar características, qualidades, estados. Também é uma classe especial de palavras que vai dar limites para os substantivos, sendo possível caracterizar algo.
Classificação dos adjetivos
Adjetivo restritivo:Oque particulariza um substantivo, isto é, que lhe dá qualidades que não lhe são intrínsecas. Exemplos: homem gentil, menino inteligente, pés grandes.
Adjetivo explicativo: Exprime qualidade própria do ser. Ex: fruta madura.
Formação do Adjetivo
Adjetivo derivado: É formado a partir de um verbo, de um substantivo ou de outro adjetivo. Exemplos: escritor (escrever), pintor (pintar), formoso (formosura). Adjetivo simples: É aquele formado por um único elemento. Exemplos: feliz, triste, pobre, impertinente. Adjetivo composto:É formado por dois elementos. Exemplos: azul-marinho, luso-brasileira, anglo-brasileiro, superinteressante. Adjetivo gentílico ou pátrio:indica lugar de origem ou nacionalidade. Exemplos: espanhol, paulista.
Locução Adjetiva
Locução = reunião de palavras. Sempre que são necessárias duas ou mais palavras para contar a mesma coisa, tem-se locução. Às vezes, uma preposição + substantivo tem o mesmo valor de um adjetivo: é a Locução Adjetiva (expressão que equivale a um adjetivo.)
Por exemplo:
aves da noite (aves noturnas), paixão sem freio (paixão desenfreada). Observe outros exemplos:
De bispo - episcopal
De boi - bovino
Flexão dos adjetivos
Gênero dos Adjetivos
Adjetivo uniforme: O que tem uma única forma para o masculino e o feminino. Em geral termina por a, e, l, m, r, s, z. Exemplos: otimista, triste, interessante, fiel, fácil, jovem, comum, incolor, melhor, simples, feliz, capaz. Exceções: espanhol, espanhola; bom, boa; andaluz, andaluza. Adjetivo biforme: É O que tem formas distintas para os dois gêneros. Exemplos: mimado, mimada; carinhoso, carinhosa; atencioso, atenciosa.
Flexão dos