Adinistração
CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PRODUÇÃO TEXTUAL
CADEIAS DE SUPRIMENTOS
2011
PRODUÇÃO TEXTUAL
CADEIAS DE SUPRIMENTOS
Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Estatística, Operações e Logística, Administração de Sistema de Informação, Administração da Produção.
Profs: Helena Regina Sampaio, Thiago Nunes Bazoli, Luís Cláudio Perini, Luiz Antônio Gabriel.
2011
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO: 4
2 DESENVOLVIMENTO: 5
3 CONCLUSÃO: 14
REFERÊNCIAS: 15
1 - INTRODUÇÃO:
A gestão da cadeia de suprimentos apresenta-se no atual ambiente de negócios, como uma ferramenta que permite ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total, simplificando assim o complexo processo de negócios e ganhando eficiência (BALLOU et al., 2000; CHISTOPHER, 2001; BOWERSOX e CLOSS, 2001).
2 DESENVOLVIMENTO:
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é uma estratégia de gestão que considera como um dos aspectos primordiais para sua implementação, a integração entre todas as áreas funcionais da empresa. Essa integração se dá tanto no ambiente interno quanto externo.
Dentro deste contexto a gestão de estoques nas empresas tem grande importância para um fluxo de materiais enxuto, onde seja garantido o bom atendimento ao cliente final sem que haja desperdícios e estoques excedentes ao longo da cadeia.
O estoque se destaca como alvo para reduções de custos porque, além de ser uma parcela relevante destes, tem um grande impacto sobre o retorno do investimento dos acionistas.
A gestão de estoques contempla o cadastramento dos itens a serem controlados, o planejamento dos estoques, o controle, e a retroalimentação do planejamento. A seguir esses papéis serão definidos.
Cadastramento dos materiais: Esta