Adiministração
ETAPA 3
-------------------------------------------------
Função potência
Fórmula do Tio Bhaskara, muito usada para se achar os zeros de funções de segundo grau.
Funções onde o x está elevado a qualquer expoente que não seja 0 (zero) ou 1, elas são conhecidas por você ter de ficar calculando o zero delas, mesmo que de vez em quando apareça uma raiz quadrada de número negativo (que nón ecziste) e que os matemáticos chamam de número complexo. A dificuldade de se calcular esses zeros depende do grau da função.
Se o grau da função for 2 (função quadrática), nada que o Tio Bhaskara não faça. Mas se o grau for 3 ou mais, então a merda tá feita, mas nada que o método de (tortura) Briot-Ruffini não resolva. * Para funções de grau par: simetria par, decrescem quando x<0 e crescem quando x>0, Domínio = , Imagem = ; * Para funções de grau ímpar: simetria ímpar (O RLY?), decrescem e crescem igual aos pares, Domínio e Imagem = ; Função Polinomial e Racional
Muito odiadas pelos alunos de engenharia, as funções polinomial e racional são as fusões de duas (ou mais) funções potência, de forma que é trabalho (muito trabalho) a mais. Nestas funções você terá de calcular não só o zero, mas também mais um porre de coisas, como assíntotas verticais e horizontais, interceptos vertical e horizontal e o domínio da função para não cometer o erro de dividir por zero. E você terá de fazer tudo isso apenas para fazer uma meia dúzia de riscos (fora os eixos x e y) que o seu professor chama de esboço do gráfico. No entanto, o uso dessas funções é tão importante quanto nada.
Função Potência
Toda função do tipo y = x n, onde "n" é um número natural, é chamada Função Potência. São exemplos de funções potências: * y = x2 * y = x3 * y = x4 e assim por diante.
O domínio de y = x n é o conjunto dos reais, porque sempre podemos calcular x n, independente do valor de "x".
Vamos analizá-la observando o gráfico y = x2