adiministração
Prof. Amilton Küster
Apresentação
O vocábulo administração deriva do latim, AD (junto de) e MINISTRATIO (prestação de serviço), e significa a ação de prestar serviço ou ajuda.
A administração surgiu em 4.000 A.C. com a estruturação dos agrupamentos humanos organizados na
Mesopotâmia, China, Oriente Médio e Delta do Rio Nilo, no evento conhecido por Revolução Urbana.
Outro exemplo de organização e administração ocorreu no Império Romano, cujo auge ocorreu há 2.500 anos. A administração como conhecemos hoje foi estruturada a partir da revolução industrial, iniciada com a invenção da máquina a vapor em 1776, na Inglaterra, e se intensificou na segunda metade do século XIX, com a produção em escala industrial do aço, da eletricidade e do concreto armado.
Esses acontecimentos dispararam, nos últimos 233 anos, um processo de contínuas e intensas mudanças econômicas, sociais e políticas na vida da humanidade, cabendo à administração a tarefa de organizar e reorganizar continuamente os cenários que se descortinam de maneira sucessiva.
I – ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL
1. Conceitos básicos
1.1 Conceitos de Instituição
Instituição é um agrupamento de pessoas físicas e jurídicas formalmente organizadas (estatuto social ou contrato social) que se dedicam à produção de bens, à oferta e prestação de serviços em amparo à saúde, cultura, esportes, segurança social, educação, proteção do ser humano e do ambiente natural, entre outras atividades. As instituições são organismos que vivem e palpitam; que crescem e se desenvolvem; e que precisam ser organizadas e estruturadas para funcionar cada vez melhor, porque a existência e o correto funcionamento delas é um fator importante para o convívio das comunidades em harmonia e com segurança social.
As instituições pertencem a três grandes grupos:
• Instituições governamentais e empresas públicas.
• Empresas privadas: micros, pequenas, médias e grandes sociedades