Adiministração
Material de Administração para TRF
Profª. Elizabeth Moreira
1 – GESTÃO DE PESSOAS
A área de recursos humanos vem passando por uma série de mudanças e inovações. O seu início, com o surgimento da racionalização do trabalho, ocorreu com o movimento da Escola Clássica – Taylor e Fayol – nascendo, daí, a função de chefe de pessoal, que inicialmente se limitava a análise de aspectos contábeis, passando para uma fase legal, tecnicista (mais orgânica), administrativa e, por fim, estratégica: a ARH se torna cada vez mais complexa e desafiante.
De modo geral, a administração de Recursos Humanos é composta de seis subsistemas, a saber: .. ▪ Processos de agregar pessoas; ▪ Processos de aplicar pessoas; ▪ Processos de recompensar pessoas; ▪ Processos de desenvolver pessoas; ▪ Processos de manter pessoas; ▪ Processos de monitorar pessoas.
Existem três níveis de atuação da área de recursos humanos,
1. ARH operacional: trata apenas e simplesmente dos processos de RH, como prover pessoas, aplicar, desenvolver, manter e monitorá-las.
2. ARH tático: descentraliza e delega uma parcela de suas atividades para os gerentes - que se tornam gestores de pessoas - ou para terceiros - terceirização de atividades - para que possa atuar em nível tático na organização.
3. ARH estratégico: passa a ser o consultor estratégico para a direção da empresa, no sentido de prover a empresa das competências necessárias para o seu sucesso e competitividade.
2 - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
O planejamento de recursos humanos é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização da ação organizacional futura.
De modo geral, o planejamento de RH depende de:
a. Necessidades da organização quanto a seus recursos