Adiministração/logistica
No cenário atual, preocupar-se com a logística tornou-se fundamental nas empresas, pois ela é responsável pelo controle de todo o processo que envolve o gerenciamento, movimentação, armazenagem e transporte de materiais. Tudo isto com um objetivo, o de satisfazer o cliente, tendo a empresa o menor custo possível.
O ambiente em que as empresas operam atualmente é muito complexo e fortemente competitivo. Portanto, elas estão buscando a diferenciação e o estabelecimento de vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Para alcançar esses objetivos, cada um tenta encontrar o seu próprio caminho; porém, entre muitas delas um ponto comum pode ser observado: a opção pela aplicação da logística, que deve ser entendida como o gerenciamento estratégico dos fluxos de materiais e das informações correlatas para levar, de forma eficiente e eficaz, os produtos de uma origem a um destino.
Para superação destes desafios, algumas empresas buscam na logística o diferencial competitivo para se manterem no mercado “As empresas passaram a entender que a logística é uma alavanca de resultados, de custos e, também, de atendimento aos clientes, contribuindo para a sua fidelização”, explica o consultor em logística e instrutor do Ietec, Roberts Reis.
A evolução de seu conceito: ao incorporar e utilizar preceitos de marketing, qualidade, finanças e planejamento, a logística tornou-se uma disciplina multifuncional e, assim, aumentou sua contribuição para a eficiência e a eficácia da gestão e estratégia nas empresas. Ainda mais, é capaz de manter a atenção às necessidades internas da empresa e, ao mesmo tempo, voltar os seus olhos aos desejos dos clientes.
Com o passar do tempo, a logística passou a se preocupar com um número cada vez maior de atividades e deixou de ser vista como operacional para tornar-se estratégica. Passou a integrar as diversas funções internas da empresa e, hoje, funciona como elo entre clientes e