Adiministracao
2º SEMESTRE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR-TUTOR EAD
MARCELO ANTONIO DE ASSIS
HORTOLÂNDIA/SP
2013
Nesta Atividade serão abordados temas de como surgiram as Teorias da Administração e a evolução da mesma até os dias atuais, também, quais foram os modelos e em quais circunstâncias foram aplicados, quais foram as implicações e os benefícios para as organizações, os trabalhadores, a sociedade e o progresso das Nações.
ADMINISTRAÇÃO COMO HABILIDADE HUMANA
A administração é definida por diversos autores como uma habilidade humana devido ao fato de que os administradores precisam trabalhar com pessoas e através delas para atingir tanto os objetivos organizacionais quanto os de seus membros.
SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Os conceitos de Teorias da Administração surgiram em decorrências causadas com a Revolução Industrial que iniciou no século XIX. O crescimento desordenado das fábricas necessitavam de uma pesquisa onde traria um alicerce de conhecimentos científicos.
No início do século XX, surgiram os estudos de característica científica na Administração. Frederick Winslow Taylor, foi o idealizador e a figura mais importante desse movimento não somente devido à natureza de suas contribuições, mas também devido ao fato de que muitos o reconheciam como líder. Foi também o criador da Teoria Científica da Administração, o alicerce principal dessa teoria é a ampliação da eficiência da organização tendo como direção o controle dos trabalhadores, a separação e racionalização das tarefas, com a finalidade de uma produção maior e em menor tempo.
ÊNFASE NAS TAREFAS
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTAÇÃO
Henry Fayol (1841-1925), engenheiro francês que iniciou a abordagem estrutural e anatômica da empresa, suprindo o aspecto analítico e concreto de Taylor por uma visão resumida, global e universal. Principais características da Teoria Clássica da