Adicionar à Rede de Viagens
Passo 1Junta-te a ou cria um grupo
Lembra-te, uma cooperativa é um grupo de pessoas que responde às suas próprias necessidades. Procura um grupo de pessoas com ideias e/ou necessidades semelhantes às tuas, que já tenham iniciado ou estejam interessadas em iniciar uma atividade e discutam como podem avançar.
Tentem responder às seguintes questões:
- Que necessidade comum precisamos de satisfazer?
- Como somos capazes, enquanto grupo, de responder a essa necessidade particular? Passo 2Contactem a CASES e consultem o sítio do Registo Nacional de Pessoas ColetivasDentro das diferentes áreas e necessidades/atividades, poderão ainda contactar as Federações ou Confederações cooperativas para obter mais informações.
É importante haver um primeiro contacto com estas entidades, sobretudo, para ficarem esclarecidos/as quanto aos requisitos de criação de uma cooperativa.
A CASES presta serviço informativo e jurídico gratuito e poderá ser contactada em qualquer altura do processo de criação da cooperativa. Não hesitem! Passo 3Estabeleçam o objetivo da vossa cooperativa
Como existem diferentes tipos de cooperativas, que respondem a diferentes necessidades, é necessário estabelecer o objeto social da vossa cooperativa. Torna-se, ainda, necessário assegurar que existem, ou podem vir a existir, entre os membros do grupo, as capacidades e os conhecimentos necessários para gerir e desenvolver a atividade da cooperativa. Neste momento poderão identificar necessidades de formação e de melhoria contínua.
A CASES e as Confederações cooperativas promovem diversos cursos dirigidos a membros, dirigentes e trabalhadores/as de cooperativas. Informem-se! Passo 4Elaborem o projeto da cooperativa
É importante, seja qual for o objetivo da cooperativa e a par da satisfação das necessidades comuns dos membros, garantir a sustentabilidade da vossa cooperativa. Para tal, deverá ser elaborado um projeto que responda às seguintes questões: