Cifras
Não importa quão revolucionária seja sua tecnologia, nenhum investidor irá ler 30 páginas para entender mais sobre sua empresa. O objetivo do Business Plan é dar uma panorama geral do negócio a uma pessoa que não faz parte do dia a dia do mesmo.
E quando se trata de investidores, seu objetivo deve ser chamar sua atenção em um curto espaço de tempo, fazer com que ele queira saber mais a respeito de você e conseguir uma primeira ou segunda reunião. Atenha-se a 20 slides. Esse deve ser o tamanho do documento enviado a um investidor, e ele deve abordar os seguintes tópicos:
- Capa
- Missão da Companhia
- Problema a ser resolvido
- Solução proposta
- Modelo de negócios
- Dados de mercado
- Concorrência e vantagem competitiva
- Time
- Resultados alcançados
- Proposta
- Contatos
É possível abordar todos esses tópicos em 20 slides? Com certeza! Saiba como lendo esse post sobre como fazer um plano de negócios vencedor.
2) Problema a ser resolvido
É muito provável que a primeira pergunta que você vai ouvir numa reunião, e que muitos empreendedores não se preparam para responde-la bem, é a seguinte: “qual o problema que você vai resolver?”. Antes mesmo do investidor querer saber quem você julga que serão seus primeiros clientes ele quer ter a certeza de que existe um problema que as pessoas estão querendo resolver, e dispostas a pagar para ve-lo solucionado.
Existem algumas perguntas que podem ajudar:
- Quantas pessoas já relataram esse tipo de problema?
- Qual é a saída que existe hoje no mercado?
- Quanto as pessoas estariam dispostas a pagar para resolve-lo?
Formule a frase que define seu problema com poucas palavras, de forma simples, e de preferência com dados que sustentem seus argumentos.
3) Solução proposta e diferencial competitivo
Agora que o problema foi muito bem pensado e formulado, é hora de ter a certeza de que a sua solução tem, pelo menos, as seguintes características:
- Resolve o problema (ou uma parte