Adicionar vizinho
Respostas do capítulo 2 do livro “Gestão Ambiental”
1. Por que a Revolução Industrial foi um divisor de águas na evolução das relações entre homem e meio ambiente?
A revolução modificou profundamente o modo de produção anterior, acelerando o ritmo de extração de seus recursos. Por isso as ações humanas se tornaram mais destrutivas e contribuiu para o esgotamento dos ecossistemas. 2. Que temas ocuparam o debate ambiental da primeira metade do século XX? Por quê?
As convenções sobre a natureza ficavam restritas as espécies que apresentavam serventia econômica. Pois buscavam proteger com o simples intuito de garantir a durabilidade de praticas como a caça e a pesca. 3. Por que a Conferência de Estocolmo revolucionou as discussões sobre o meio ambiente?
Porque a conferência intensificou o envolvimento da sociedade civil e dos governos na questão ambiental. E depois as ONGs, se multiplicaram sinalizando um compromisso das comunidades com temas ecológicos. 4. Qual foi a principal contribuição do Relatório Brundtland?
Ele alavancou a expressão “Desenvolvimento Sustentável”, e desde então, a relação entre crescimento econômico e temas socioambientais nunca mais foi vista da mesma forma. E tranquilizou o “Terceiro Mundo”, mostrando que o desenvolvimento pode ser compatível com as praticas ambientais corretas. 5. Qual foi o impacto da Eco-92?
Foi um importante marco na evolução do debate ambiental, pois reuniu muitos chefes de Estado e representantes da sociedade civil para discutir sobre o meio ambiente. E, além disso, produziu importantes documentos, que serviram para a produção do Protocolo de Quioto. 6. Quais os principais pontos do Protocolo de Quioto?
Estabeleceu metas de redução de CO2, para as nações que se industrializaram primeiro. Eles tiveram que diminuir as emissões em cerca de 5%, mitigando a aceleração do aquecimento global. 7. O que significa MDL?
É um dos mecanismos mais importantes do