Adeus Lenin
No filme podemos perceber a diferença cultural entre a Berlim oriental e a ocidental, duas partes de uma mesma cidade-estado que trazem consigo subculturas diferentes, sendo o lado leste socialista e o lado oeste capitalista. No primeiro, as pessoas vivem de maneira calma e sem muito progresso tecnológico, onde não há a entrada de produtos de outros países e a economia é baseada em empresas, produtores e indústrias locais. Há também a total falta de liberdade de expressão e escolha, onde as decisões políticas e econômicas eram impostas à população pelo governo. Já no lado oeste, é possível perceber a mudança em relação aos hábitos de consumo, onde os cidadãos compravam muito mais, pois havia maior disponibilidade de produtos e serviços de diferentes locais e as tecnologias eram mais avançadas. Lá as condições de vida também eram melhores do que na parte oriental da cidade-estado.
Questão 2: Em relação ao lado oriental e socialista é possível perceber como símbolos os rótulos e recipientes de produtos que Alex procura para sua mãe, mercadorias antigamente produzidas por fábricas locais e que após a queda do muro não mais eram encontradas, pois com a chegada do capitalismo a indústria local se tornou obsoleta e acabou por ser extinta. Já no lado ocidental, o símbolo mais explícito presente no filme é a Coca-cola, maior ícone do capitalismo ainda nos dias atuais.
Questão 3: Os hábitos de consumo das populações dos dois lados da Berlim separada pelo muro eram bem distintos. No lado oriental não havia grande disponibilidade de produtos e serviços e o que havia era resultado de produção local, dessa forma as pessoas utilizavam as mesmas roupas, compravam os mesmos tipos de móveis e alimentos, pois era o que havia disponível no local. O que comparado com o lado ocidental mostrava uma diferença gritante, uma vez que nele eram encontrados vários tipos de produtos de todos os locais e a população podia escolher entra uma vasta possibilidade de