Adeus, Lenin
Essas duas nações tentavam a todo custo impor seu sistema político-econômico em outros países. Entre as várias intervenções realizadas pela URSS e EUA, uma delas culminou na construção do Muro de Berlim em agosto de 1961. Esse muro constituiu uma barreira geográfica que dividia a população alemã, impossibilitando o contato entre as pessoas residentes na República Democrática Alemã (RDA, ou Alemanha Oriental) socialista, com os moradores da República Federal da Alemanha (RFA, ou Alemanha Ocidental), capitalista.
Somente em novembro de 1989, após várias manifestações populares e o fracasso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi derrubado o Muro de Berlim. Após 28 anos da existência do muro, sua queda provocou euforia na população alemã, comemorações foram realizadas nas ruas e o muro começou a ser demolido pelos alemães.
Esse fato representou o fim da Guerra Fria e fortaleceu o processo de reunificação da Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, que ocorreu definitivamente no dia 3 de outubro de 1990.
Ao abordar o conteúdo sobre a Guerra Fria, utilize o filme Adeus, Lênin como recurso didático, proporcionando aulas mais atrativas para os alunos e facilitando a compreensão da matéria. Adeus, Lênin é um filme encontrado facilmente em locadoras, no formato DVD. Ele aborda a história de uma mulher devota do socialismo na antiga Alemanha Oriental, que tem um ataque cardíaco ao ver o filho ser preso durante uma manifestação contra o sistema vigente. Quando ela acorda do coma, após a queda do muro de Berlim (1989), a Alemanha foi reunificada, prevalecendo o sistema capitalista. O médico aconselha