sistema endocrino
HIPÓFISE
A hipófise pode ser considerada a glândula mãe do corpo do individuo, e produz vários hormônios e muitos deles estimulam o funcionamento de outras glândulas. Os hormônios produzidos na hipófise são: a somatotrofina, a tireotrofina (TSH), o hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), a prolactina, a adrenocortrofina (ACTH) e o hormônio melanócito-estimulante (MSH).
Os hormônios produzidos atuam em várias e diversificadas funções:
ADH: produzido nos rins, e é secretado em casos de desidratação e queda da pressão arterial. Faz com que os rins conservem água no corpo, concentrando e reduzindo o volume da urina. Este hormônio é chamado de vasopressina, pois aumenta a pressão sanguínea ao induzir uma vasoconstrição moderada sobre as arteríolas do corpo. O ADH atua no néfron, favorecendo a abertura dos canais de água nas células do túbulo de conexão e túbulo coletor.
Oxitocina: é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior que tem a função de promover as contrações musculares uterinas e reduzir o sangramento durante o parto, para estimular a liberação do leite materno.
Hormônio do crescimento via somatomedinas: é uma proteína e um hormônio peptídico sintetizado e secretado pela glândula hipófise anterior. Este hormônio estimula o crescimento e a reprodução celular em humanos e outros animais vertebrados.
Prolactina: é um hormônio secretado pela adenoipófise e tem como principal função estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas.
LH: é a proteína reguladora da secreção da progesterona na mulher e controla o amadurecimento dos folículos de HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Fol%C3%ADculo_de_Graaf"Graaf, a ovulação, a iniciação do corpo lúteo. No homem, estimula as células de HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lulas_de_Leydig"Leydig a produzir a testosterona, que é o hormônio responsável pelo aparecimento dos caracteres