ADDFDFGRFFGF

628 palavras 3 páginas
O que acontece quando aproximamos um balão de uma vela acesa? Ele estoura, certo? Não se estiver cheio de água. A água possui um calor específico alto, isto é, para aumentar sua temperatura é preciso uma grande quantidade de calor. Alem disto, nos fluidos, ocorre uma forma de troca de calor muito eficiente, chamada de convecção. Que, neste caso, distribui o calor por toda água no interior do balão. Desta forma, por mais que seja alta a temperatura da chama ( varia entre 1000°C e 1400°C) a superfície do balão em contato com a vela não vai atingir uma temperatura suficiente para que o balão estoure.

Read more: http://www.cienciatube.com/2012/09/experiencia-fisica-termodinamica-calor-especifico.html#ixzz2ttyZ3aiN

Como inflar um balão usando água quente

Simples demonstrações de Física são úteis em sala de aula, mesmo que sejam apresentadas em vídeo - se não for possível “ao vivo” - servem como ilustração, prendem a atenção e tornam o assunto mais “realístico”. Então lá vai uma dica/exemplo:

No estudo do comportamento dos gases verifica-se que quando aumentamos a temperatura de um gás o seu volume e sua pressão aumentam. Este fenômeno pode ser observado facilmente realizando-se a experiência descrita a seguir e que é mostrada no vídeo, na sequência:

EXPERIÊNCIA

- Tome um recipiente (uma lata ou um frasco de plástico) com cerca de 1 L de volume. Adapte firmemente ao gargalo do recipiente um balão de borracha ligeiramente inflado. Temos, assim, uma certa massa de ar ocupando o volume do recipiente e do balão.

- Mergulhe totalmente o frasco (ou lata) em um banho de água bem quente (temperatura próxima à de ebulição). Observe o que acontece com o balão. O que ocorreu com o volume do ar ao ser aquecido? E com sua pressão?

O vídeo, produzido por alunos do Professor Tuba, mostra ligeiramente esta experiência:

É! O balão inflou. Não porque se encheu de ar, mas porque o ar que estava lá dentro se expandiu com o aumento da temperatura (dilatação

Relacionados