Ada Lovelace
João Carlos Ferreira Gonçalves*
*Instituto de Tecnologia – Universidade Federal do Pará (UFPA)
Caixa Postal 15.064 – 91.501-970 – Belém – PA – Brazil joaoferreira_@msn.com Resumo: Diante da desenfreada inovação tecnológica, não há como deixar de citar Ada Lovelace. Suas diversas aplicações em programação tanto em tarefas simples e cotidianas como em situações complexas e que se relacionam com a Engenharia Biomédica como, por exemplo, na microprogramação de próteses humanas. Nada disso seria possível sem sua visão futurista. Conhecida como a primeira programadora de computador da história, foi responsável pelo primeiro software para a máquina de Charles Babbage. Além de propor uma independência da máquina em relação ao usuário, também trouxe a idealização do computador atual como uma máquina versátil que poderia cumprir diversas tarefas.
1. Introdução
Troca de informações, banco de dados, processamento de sinais são inúmeras as aplicações dos computadores atuais. Essenciais para as mais diversificadas tarefas, a completude e a eficiência das máquinas são imprescindíveis, levando em consideração a necessidade da velocidade em que o mundo se comunica. Nada disso seria possível, entretanto, sem a visão futurista de Ada Lovelace.
A condessa inglesa percebeu em uma idéia inconcebível a época, a oportunidade de começar a história da computação. Junto a Charles Babbage, engendraram o que poderia ter sido, se construída a primeira máquina que usava além de operações aritméticas a lógica para solucionar problemas.
Ada entendeu que o computador sem programa é apenas um amontoado de hardware que não consegue executar função alguma. Era necessária uma orientação e ao mesmo tempo uma independência da máquina idealizada por Babbage para tomar decisões. Ela descobriu o valor das repetições, os laços, em inglês loops, deveria haver uma instrução que retornasse a leitora de cartões a um cartão específico, de modo que a sequência