bacharelado
1. Introdução:
Indicadores são instrumentos elaborados e usados para valorar o cumprimento dos objetivos e metas. São as variáveis dependentes do modelo experimental, usadas para quantificar o resultado das ações. São critérios explícitos de medida, que permitem estabelecer conclusões objetivas sobre aspectos particulares dos programas.
Indicadores escolhidos:
• Identificação do soro do paciente;
• Pulseira de identificação á pacientes.
2. Objetivo: Criar indicadores e índices de desempenho para gerência de enfermagem com vistas à proposta de melhoria contínua na identificação correta de pacientes, diminuição de falhas na comunicação, proporcionando melhor qualidade no trabalho exercido.
3. Aplicação: Este procedimento aplica-se ao departamento de enfermagem do pronto atendimento do Hospital Municipal Eliane Martins.
4. Público Alvo: A quem interessa o indicador? Pacientes que permanecerão sob os cuidados da equipe de saúde por mais de uma hora.
5. Onde e quando colocar: No posto de enfermagem após a conduta médica.
6. Vantagens:
• Possui uma adaptabilidade considerável, ou seja, uma capacidade de mudança favorável;
• Possui simplicidade ( facilidade em ser compreendido e aplicado);
• Baixo custo, praticidade, e estabilidade, ou seja permanece ao longo do tempo.
7. Período de experiência: 30 dias
8. Desenvolvimento: O índice de acerto do preenchimento do cartão de infusões venosas e de acertos na identificação de pacientes serão medidos mensalmente. Depois de computados e consolidados pela assessoria técnica de enfermagem, os resultados serão analisados pelo enfermeiro supervisor juntamente com sua equipe para análise e tomadas de medidas corretivas.
9. Atribuições e responsabilidades: A gerência de enfermagem do pronto atendimento deve assegurar que a equipe cumpra o estabelecido neste procedimento. Competem as enfermeiras de assessoria técnica mantê-lo atualizado.
10. Observações:
• Foco no público-alvo;
•