ADA 01 Psicologia
1. O que é a inteligência para o senso comum e para a ciência? Quais as duas abordagens de inteligência que o texto apresenta? Quais as principais diferenças entre elas?
R. É a qualidade que as pessoas possuem para resolver corretamente um problema e a qualidade de adaptar-se a situações novas e aprender com facilidade. Para os psicólogos a concepção cientifica não é muito diferente, onde alguns consideram um individuo inteligente na medida em que fosse capaz de um pensamento abstrato; a inteligência era a capacidade de se adaptar ao ambiente ou a capacidade de se adaptar as situações relativamente novas ou, ainda, a capacidade de aquisição de novos conhecimentos. O texto aborda a psicologia diferencial e a abordagem dinâmica, onde a diferença se baseia na tradição positivista que acredita que a tarefa da ciência é estudar tudo aquilo que é observável e mensurável por meio de testes psicológicos de inteligência sendo que na dinâmica a inteligência passa a ser um adjetivo – inteligente – que qualifica a produção cognitiva e intelectual do homem. Por isso, nesta abordagem, os dados obtidos nos testes não são medidas da inteligência, mas medidas da eficiência intelectual do individuo.
2. O que é quociente intelectual? O quociente intelectual pode se modificar no decorrer da vida do indivíduo? Explique sua resposta.
Quociente intelectual é um teste que mede a inteligência das pessoas com base nos resultados. Este quociente pode sim elevar ou diminuir ao longo dos anos uma vez que se a pessoa for submetida a um ambiente favorável e tendência é seu quociente elevar e se a mesma não for submetida a um ambiente favorável este quociente tende a diminuir.
3- Quais os três questionamentos feitos aos testes, a partir de sua utilização prática?
a. O termo inteligência era compreendido de diferentes maneiras pelos psicólogos construtores dos testes e os testes refletiam essas diferenças. O que se viu na prática é que estavam medindo fatores