Ad2 dinâmica da terra
Disciplina: Dinâmica da Terra
Aluno: Élsie Gouvêa
Matrícula: 13111020195
Polo: Macaé
AD2-2013/1
Questão 1:
A Era Mesozóica corresponde ao período de tempo decorrido entre 248 e 65 milhões de anos atrás. Se subdivide nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.
No período Triásico ocorreu a diversificação dos grandes dinossauros e surgiram os primeiros mamíferos.
No período Jurássico a crosta terrestre começou a se fragmentar eu Oceano Atlântico se formou.
No Cretáceo os dinossauros eram dominantes e os mamíferos eram pequenos e raros.Houve a extinção em massa dos répteis e o aparecimento das angiospermas- plantas terrestres com flores.
Questão 2:
Datação relativa é o estabelecimento da ordem em que dois eventos aconteceram, sem determinar o tempo decorrido desde o início de cada um deles. A datação absoluta é a determinação da idade das rochas em anos.
A datação absoluta é feita através da datação radiométrica baseada na desintegração radioativa de determinados elementos químicos instáveis.
Os isótopos radioativos naturais correspondem a átomos instáveis (isótopos pais) em que o núcleo se desintegra espontaneamente, originando os isótopos filhos, correspondendo a novos átomos mais estáveis e liberando radiação. Para este processo usa-se o tempo de meia vida, que corresponde ao período de tempo necessário a que metade dos átomos de um dado elemento químico presente numa amostra decaiam radioativamente.
Sabendo-se a velocidade com que esse processo ocorre, determina-se a quantidade do elemento formado pela radioatividade e assim determina-se há quanto tempo o processo está ocorrendo naquela rocha. Este tempo será a sua idade.É válido para rochas ígneas e metamórficas.
A datação absoluta é feita por um equipamento denominado espectrômetro de massa.
Questão 3:
O arenito é a camada mais jovem, baseado no princípio da superposição de camadas, que diz que em uma sequência não perturbada, cada estrato é